CNM - COnfederação Nacional de Município

Prefeitos e prefeitas,

levem a pauta municipalista até aquele
que é seu principal aliado e parceiro:

o povo.

Baixe todos os spots de rádio

De 20 a 24 de março,
promova ações
no seu município.

Home > Gestores municipais visitam CNM e aderem à campanha Viva seu Município

Gestores municipais visitam CNM e aderem à campanha Viva seu Município

Espalhe esse conteúdo:

Facebook Twitter Google +
16 de março de 2017

16032017 PrfeitoSantaTerezinhaPrefeitos de Municípios da Bahia, do Maranhão e de Minas Gerais estiveram presentes à sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na manhã desta quinta-feira, 16 de março. Os prefeitos vieram em busca de orientações com áreas técnicas da entidade. Na oportunidade, eles também aderiram à campanha Viva seu Município.

A iniciativa tem por objetivo estreitar o diálogo com a comunidade. Neste ano, com a grande taxa de renovação nas administrações municipais, a iniciativa se torna ainda mais importante. A ideia é mostrar para a população os verdadeiros motivos da crise.

No caso do Município de Santa Teresinha – localizado no semiárido baiano –, o principal desafio é a seca – considarada a mais forte do último século na região. O Município, que tem 70% da população vivendo em zona rural, vive basicamente da agricultura, situação que vem sendo impactada diante do quadro de falta de chuva.

O prefeito, José Santana, que está em seu primeiro mandato destacou que já houve períodos em que o Municípío ficou sem chuva por cerca de um ano e meio, trazendo prejuízos incalculáveis para a população. “O impacto para a agricultura é de 100%. Não tem mais agricultura”, lamentou. O gestor veio a Brasília e à Confederação em busca de soluções para amenizar o problema.

Ele também buscou orientações no sentido de fomentar a área de turismo do Município, com a valorização de particularidades do Município, como as pistas de decolagem de voo livre e o Evento Suba 100 – segundo maior evento de ciclismo no país. “Acredito que nosso crescimento poderá ocorrer através da valorização do turismo, bem como da agricultura”, disse.

Sobre a campanha Viva seu Município, José Santana destacou a importância de ter um diálogo com a população. “Eu acredito que com isso a gente vai se aproximar ainda mais da comunidade, mostrar os serviços, mostrar o que nós estamos fazendo e mostrar também o quais são as nossas dificuldades e limitações para a gente criar uma aproximação maior junto à comunidade e aos vereadores e haja um entendimento das nossas condições de atendimento à população”, destacou.

A criação de um canal de diálogo com a população também foi defendida pelo prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos. “Qualquer governo que seja bem sucedido tem que ser um governo aberto. A população tem que passar a participar de todas as decisões. A gente sabe que os recursos são cada vesz mais escassos e as demandas aumentam a cada dia. Então, é importante que a população tenha esse conhecimento”, disse.

Hélio Campos falou que o principal desafio do Município atualmente se refere à área de saúde. “É uma questão de gestão. Eu vejo que a gestão precisa ser modernizada, os profissionais precisam ser reciclados, para que a gente possa ter um resultado melhor para o nosso contribuinte”, falou.

Outro Município que aderiu à campanha Viva seu Município foi o de Paulino Neves (MA). O prefeito Roberto Maues, destacou a importância da iniciativa. “A cada dia os prefeitos têm um desafio pela frente de mostrar à população a realidade de seu Município, porque sempre é cobrado austeridade e eficiência na administração pública”, ressaltou.

Ele apontou para o momento difícil enfrentado pelas prefeituras e destacou que o cenário se torna mais grave pelas atribuições repassadas pela União aos Entes. “O governo federal passa certos projetos que inviabilizam de certa forma a gestão do prefeito”, alertou.

Sobre a campanha
O ponto alto da campanha será na próxima semana, no período de 20 a 24 de março, quando ocorrerão mobilizações em todo o país. No hotsite criado pela CNM estão listadas as ações que podem ser implementadas pelas prefeituras durante esses dias. Entre elas, promover reuniões com a Assembleia Legislativa, destinar um momento para atender e ouvir as demandas da comunidade, além de conceder entrevistas para os veículos de comunicação locais.

Envie suas ações e as fotos da iniciativa para o e-mail vivaseumunicipio@cnm.org.br.

Acesse aqui o hotsite e saiba mais

A campanha Viva seu Município é uma iniciativa da CNM e das entidades estaduais e microregionais de Municípios