CNM - COnfederação Nacional de Município

Prefeitos e prefeitas,

levem a pauta municipalista até aquele
que é seu principal aliado e parceiro:

o povo.

Baixe todos os spots de rádio

De 20 a 24 de março,
promova ações
no seu município.

Home > Prefeitos de Lagoa Real e Ibiassucê elogiam a campanha Viva Seu Município em visita à CNM

Espalhe esse conteúdo:

Facebook Twitter Google +
21 de março de 2017

CNM 4833A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebeu a visita dos prefeitos de Lagoa Real, Pedro Cardoso, e de Ibiassucê, Francisco Adauto Rebouças, ambos Municípios baianos, para conversas com as áreas técnicas de Agricultura e Educação. Os gestores também cumprem compromissos político-administrativos em Brasília (DF), com reuniões marcadas no Ministério da Educação (MEC) e na Secretaria de Governo da Presidência da República.

Os gestores fizeram considerações à campanha Viva Seu Município, encabeçada pela Confederação e que deverá mobilizar gestores de todo o país entre os dias 20 e 24 de março. A ação propõe que as prefeituras façam um chamamento público às comunidades locais para que, juntas, debatam os problemas e as soluções de suas cidades.CNM 4847

Francisco Adauto vê com bons olhos a iniciativa. “O Viva Seu Município chega em boa hora, num momento em que o Brasil passa pela maior crise de sua história. E agora nós temos que nos reinventar juntamente com a população que vive o cotidiano do Município, ser transparente e chamar todos para a responsabilidade, para que possamos construir uma saída”.

Pedro Cardoso endossa as palavras. “É uma ação importante essa de chamar a comunidade para nos ajudar a tocar o barco. Para conseguirmos melhorias em estradas, escolas, temos que ter ajuda da comunidade. É muito importante essa campanha da CNM, porque com a crise que assola o País a responsabilidade está toda com as prefeituras”.

Áreas técnicas
CNM 4838O prefeito de Lagoa Real também veio obter informações sobre como incrementar a atividade agrícola em seu Município. Ele pretende aumentar a produção na região, inclusive contando com o auxílio do governo federal na área de desenvolvimento de projetos e liberação de recursos. Para tanto, procurou a CNM para orientações sobre como melhor tramitar seus pleitos nos órgãos federais.

Uma questão tratada pelos dois gestores com a área técnica de Educação é sobre a efetividade e a viabilidade dos seus Municípios aderirem ao programa Criança Feliz, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), como explica Pedro Cardoso. “A notícia que nós temos é que tudo será jogado nas costas das prefeituras. O governo federal passa responsabilidades dos Estados e da União aos Municípios e não manda recursos para tais demandas, por isso queremos saber mais sobre as vantagens e as reponsabilidades dos Municípios quanto a este programa”.

Ainda sobre educação, o Prefeito de Ibiassucê falou acerca de índices satisfatórios da cidade e buscou ideias para o aprimoramento desta área no Município. “Estamos numa região de semiárido onde temos praticamente o maior índice per capto de pessoas com nível superior. Isso, naturalmente, demanda esforços da prefeitura para que essa tendência se mantenha, evolua e gere benefícios. Quero ver como trabalhar esta questão”.

XX Marcha
Os dois prefeitos confirmaram presença na vigésima edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento anual promovido pela CNM, que reúne prefeitos de todo o Brasil para juntos discutirem e defenderem as pautas municipalistas, está confirmado para 15 a 18 de maio.

O prefeito Francisco Adauto Rebouças comentou sobre o evento. “A CNM representa melhor do que ninguém os interesses dos Municípios do Brasil. A Marcha, a cada ano, se propõe a fazer o movimento municipalista ser cada vez mais forte e representativo. Eu, que já fui prefeito em outros mandatos, sei da importância em comparecer, portanto, já confirmo minha participação”.

Clique aqui para fazer sua inscrição para a XX Marcha e obter informações.

A campanha Viva seu Município é uma iniciativa da CNM e das entidades estaduais e microregionais de Municípios